sábado, 16 de julho de 2011

VICENTE PALLOTTI: TRABALHO DO 7º ANO...

Trabalho realizado na disciplina de Artes- Profª Mara Beatriz P. Nascimento

O objetivo deste trabalho foi para os alunos terem conhecimento de como é realizado um filme com desenho animado.
Este é o primeiro filme realizado pelos alunos. Ele mostra um pouquinho da vida de São Vicente Pallotti. Quando ele saiu de casa para atender o chamado de Deus. A solidariedade e compaixão pelos menos favorecidos. Sua atuação na Igreja e sua fé para transmitir o seu carisma, baseado nos ensinamentos da Bíblia e que se propagam até hoje. Um trabalho simlpes, curto e significativo. Parabénssss, adoramos!!!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

ATIVIDADES: 3º ANO...

           A turma do terceiro ano da Escola de Ensino Fundamental Vicente Pallotti é composta por uma galerinha cheia de energia, e muito criativa.   Ao longo deste semestre, muitas novidades transformaram-se em aprendizado através das atividades desenvolvidas com o tema norteador da escola: Cuidar da vida seguindo os ensinamentos de São Vicente Pallotti.

A história de vida de São Vicente Pallotti foi abordada de maneira lúdica, proporcionando aprendizado e descontração a todos.  Conhecemos sua trajetória de vida, a maneira como ele viveu e suas contribuições para a sociedade da época e atual.  Construímos o livro “A vida de São Vicente Pallotti em quadrinhos” quando além de conhecer sua história, pudemos discutir suas ações e como estas influenciam nas relações humanas culminando na construção de um texto coletivo da turma ao responder o seguinte questionamento: Como atualmente podemos seguir o exemplo deixado por São Vicente Pallotti?  Além disso, trabalhamos a oralidade, a leitura textual, apreciação de imagens e realizamos a releitura de imagens através de desenhos com a técnica preto e branco. 
De posse destes conhecimentos seguimos nossos estudos... Discutimos então o que afinal é “Cuidar da vida? ...” e a turma elencou vários pontos que seriam desenvolvidos ao longo do ano. Produzimos primeiramente uma lista, que mais tarde deu origem ao álbum “Cuidar da vida é...” onde estamos trabalhando com questões amplas com o respeito, responsabilidade, cuidado de si e do ambiente, preservação da natureza, reciclagem do lixo, fé em Deus e santos católicos, paz, alimentação saudável, higiene, entre outros. Produzimos cartaz, pintura com tinta, atividades com massinha de modelar, jogo memória da saúde (higiene e lixo), trilha da saúde bucal, leituras, produção textual e desenhos sobre os diversos temas abordados.
Atentos a tudo, essa turminha também aproveitou muito bem os encontros vespertinos para sanar suas inquietações quanto ao aprendizado da Matemática e Língua Portuguesa. Assim, foram muitas tarefas estudando os numerais naturais (algarismos e escrita por extenso), usos e funções dos números, ordem crescente, decrescente, sucessor, antecessor, unidade, dezena, centena, cálculos de adição, subtração e multiplicação (até o 3), histórias matemáticas com dobro e  triplo, o alfabeto bastão e cursivo, uso correto das letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, ortografia, leitura e interpretação de textos, produção de frases, textos e resumo de livros de literatura.  
Chegamos ao final deste semestre com muitas descobertas interessantes, momentos de reflexão e aprendizado. Outras tantas novidades nos aguardam para o próximo semestre...
 Desejo a todos um ótimo descanso nas férias que se aproximam e um retorno cheio de energia!
Com carinho...
Profª Helen Ventura Flores – 3º ano

CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA...

O significado da Páscoa...
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas?! Assim:

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade e ovos para representar uma vida nova!
Adaptação: Janete Motta

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PALESTRA SOBRE TUBERCULOSE...

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882. Outras espécies de micobactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti também podem causar esta doença que afeta, principalmente, os pulmões. Rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos, etc., também podem ser comprometidos. 

A transmissão é direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação. 

A resposta imunológica é capaz de impedir o desenvolvimento da doença e, por tal motivo, pessoas com sistema imune menos resistente ou comprometido estão mais propensas a adquirir esta doença, de evolução geralmente lenta. 

Após a transmissão do bacilo, ocorrerá uma destas situações: o sistema imunológico do indivíduo pode eliminá-lo; a bactéria pode se desenvolver, mas sem causar a doença; a tuberculose se desenvolve (tuberculose primária) ou pode haver a ativação da doença vários anos depois (tuberculose pós-primária). 

Alguns pacientes podem não apresentar os sintomas ou estes podem ser ignorados por serem parecidos com os de uma gripe. Tosse seca e contínua se apresentando posteriormente com secreção e com duração de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão são os sintomas da doença. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves. 

O diagnóstico é feito via análise dos sintomas e radiografia do tórax. Exames laboratoriais das secreções pulmonares e escarro do indivíduo são procedimentos confirmatórios. 

O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar geral. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento. 

A vacina BCG é utilizada na prevenção da tuberculose e deve ser administrada em todos os recém-nascidos. Melhoras nas condições de vida da população, além de tratamento e orientação aos enfermos são formas de evitar sua contaminação em maior escala.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: 
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.


Números da doença
  • 1/3 da população mundial está infectado com o bacilo da tuberculose;
  • 45 milhões de brasileiros estão infectados;
  • 5% a 10% dos infectados contraem a doença;
  • 30 milhões de pessoas no mundo podem morrer da doença nos próximos dez anos;
  • 6 mil brasileiros morrem de tuberculose por ano.

sábado, 2 de julho de 2011

I FESTA JUNINA: VI.P

O apoio da comunidade...
Parabéns aos alunos...
A pescaria: alegria de todos...
Pescaria, Correio Elegante, Brechó, pipoca e muitas outras guloseimas...
Sucesso do Brechó...
Apresentações...
           Este evento foi uma forma de proporcionar aos alunos, pais professores e comunidade momentos de alegria, lazer, respeito e valorização da nossa cultura. A participação dos pais e familiares é importante para a escola, em vários aspectos. Para começar, quando comparecem, os pais estimulam o aluno e reforçam a auto-estima, respeito, amizade, solidariedade, companheirismo e união.
            Os alunos contribuíram na organização, como foi o caso do 9º Ano que se responsabilizou pela Tenda da Pipoca e Correio Elegante, bem como, outras turmas confeccionaram bandeirinhas e balões para decoração do pátio e salão.
            Os professores do Projeto do Centro de Convivência Pallotti III fizeram lindas apresentações.
            A nossa I Festa Junina reuniu muita gente bonita, divertida e descontraída.
            Agradecemos a todos que de uma forma ou outra, colaboraram com doações, envolvimento e trabalho. A equipe de professores está de parabéns pelo empenho e dedicação que fez deste evento um sucesso.
            A Escola Vicente Pallotti agradece!

ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS: ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL...

Na busca para uma melhor compreensão dos conhecimentos científicos ensinados, propus, em algumas turmas da Escola, determinadas atividades práticas.
Na turma do 5º ano, os alunos construíram modelos de vulcões. Essa atividade foi realizada com o intuito de simular uma erupção vulcânica, através da utilização de bicarbonato de sódio e vinagre que reagem e liberam bolhas de gás carbônico; assim como, buscou esclarecer de onde vem o magma dos vulcões e qual a importância dos vulcões para o resfriamento da Terra.
Também foi proposta à turma que organizasse os canteiros da Escola, plantando flores e plantas medicinais. Pretendemos organizá-los ao longo do ano, mas as atividades já começaram e estão auxiliando os alunos a desenvolver o cuidado com o meio ambiente e  local onde vivem.
Além disso, desenvolveram melhor os conhecimentos apreendidos em relação ao solo.
No estudo sobre a água, os alunos do 5º ano, construíram maquetes representando o caminho que a água potável percorre até chegar em nossas casas.  Os alunos empenharam-se em representar as etapas do tratamento da água potável, desde a represa até as casas das pessoas.
Já a turma do 6º ano, os alunos construíram modelos de vírus e bactérias utilizando materiais recicláveis como garrafas pet e outras embalagens plásticas, fios, tampinhas de garrafas, caixinhas de remédios... Essa atividade serviu para que os alunos desenvolvessem a criatividade, a habilidade motora e a memória visual uma vez que tiveram que elaborar todas as estruturas.
A turma do 7º ano que, esse ano, está estudando o Reino Animal está envolvida com a coleta das diferentes classes de artrópodes. Os estudantes organizaram-se em grupos e, em uma data previamente estabelecida, entregarão amostras de insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.
Os alunos do 8º ano, ao estudarem célula, construíram modelos didáticos de célula animal utilizando massa de modelar. Assim como a turma do 6º ano, a proposta dessa atividade é a de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a memória visual.
Estudo da célula: 8º Ano

Agora, o 8º Ano está  fazendo cartazes sobre doenças sexualmente transmissíveis e, futuramente, pretendem elaborar folhetos informativos sobre as diferentes doenças.
E, finalmente, o 9º ano, realizou uma atividade de distribuição eletrônica, utilizando grãos de feijão. A tarefa envolvia vários conhecimentos sobre o átomo, conteúdo importante na área da química e conhecimento básico para o ingresso no ensino médio.
Certamente, a ideia é realizar outras tantas atividades em todas as turmas, a fim de contribuir para a aquisição de novos conhecimentos e a apreensão daqueles que já foram trabalhados.
Profª Graziele Baldoni da Silva
Estudo do solo: 5º Ano

sexta-feira, 1 de julho de 2011

PROFISSIONAIS DA NOSSA ESCOLA...


Pe. Clésio -Diretor Administrativo (Graduado em Filosofia e Teologia- Mestrado em Educação)
Gleice Coordenadora Geral dos projetos do Centro de Convivência Pallotti I, II e III
Marta: Assistente Social
Marcela- Ed. Especial (Graduada em Ed. Especial- Especialização em Psicopedagogia)
Juliano- Psicólogo (Graduado em Psicologia)

Direção e Coordenação Pedagógica

Noelci Kurz- Direção Pedagógica
Pedagogia e Especialização em Gestão Escolar

Janete Motta- Coordenação  AI e AF
Pedagogia , Especialização em Fundamentos da Educação e Especialização Gestão Escolar(cursando)

Professora: Ed. Infantil
Marizane de Moraes (Graduada em Pedagogia- Especialização em TIC- Aplicada à Educação)

Professores: 1º ao 4º Ano

Carla Dos Passos Goulart(Graduada em Pedagogia)
Deise Pias Peixe (Graduada em Pedagogia- Especialização em Psicopedagogia)
Helen ventura Flores( Graduada em Pedagogia)
Vanessa Machado Segala(Graduada em Pedagogia) 
Neci Righi (Graduada em Pedagogia)

Professores: 6º ao 9º Ano
Artêmia Rigão- Matemática (Graduada em Matemática- Especialização em Matemática e Física)
Mª Cândida- Inglês (Graduada em Inglês)
Daiana Pinheiro Lemes Sampaio- Português (Graduada em Português e Espanhol- Especialização em TIC- Tecnologias da Educação)
Fabiano Nágera de Lima- Ed. Física (Graduado em Ed. Física)
Graziele Baldoni da Silva- Ciências (Graduada em Ciências Biológicas- Mestrado em Educação)
Letícia Genro Schio- História (Graduada em História)
Mara Beatriz Prestes Nascimento- Ed. Artística (Graduada em Pedagogia e Artes- Especialização em Ed. Infantil e Tecnologias da Educação)
Marcelo José Soares- Ens. Religioso e Filosofia (Graduado em Filosofia - Mestrado em Filosofia na Área de Fenomenologia e Compreensão)
Rafael Batista Obetine- Geografia(Graduado em Geografia- Mestrado em Geografia)


Professores do projeto do Centro de Convivência Pallotti III
Luciane Caldas- Coordenadora Pedagógica dos projetos I, II e III
Giane Weber de Oliveira e Taiane de Oliveira - Atividades Lúdicas e auxílio às tarefas
Geraldo Voitena- Oficina de Música e Oficina de Capoeira
Felipe S. da Silva- Oficina de Percussão

Funcionários:
Givago Q. Vianna, Antônio, Patricia Mariotto, Rafael, Helaine e Rita Carvalho.