segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"EDUCAÇÃO: MISSÃO DE TODOS, TAREFA DE CADA UM."

    Nos reunimos, no dia 24 de novembro de 2012, no CPF Piá do Sul, para mais uma confraternização com todos os professores funcionários e convidados das Instituições de Ensino da Sociedade Vicente Pallotti. Participaram do Jantar Baile: FAPAS (Faculdade Palotina), Colégio Antônio Alves Ramos, Escola Vicente Pallotti e Escola Assistencial Pallotti.
    Quatro instituições diferentes, mas que seguem o mesmo caminho, proposto por Pallotti, vivenciando assim seu carisma e sua espiritualidade para cumprirmos a mesma missão:  A EDUCAÇÃO.
    A todos, Boas Festas com AS BENÇÃOS DE PALLOTTI, muita paz, saúde, amor e prosperidade no ano que se iniciará.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

HORA DO CONTO: ViP...

A Hora do Conto amplia os horizontes da leitura, tornando a criança consciente da infinidade de livros de diversos temas, gêneros e estilos, capazes de satisfazer suas necessidades individuais e seus gostos ,além de permitir a seleção de obras que mais se ajustem ao seu grau de maturidade psíquica e intelectual.
Com este sentido, justifica-se esta intencionalidade pedagógica, que visa auxiliar na construção e ampliação prazerosa de saberes, aliados ao uso de Histórias Infantis.
A Hora do Conto, na Educação Infantil e Anos Iniciais, surgiu com os seguintes objetivos:
• Resgatar o momento de ouvir histórias;
• Despertar o gosto e interesse pela leitura;
• Resgatar a auto-estima dos alunos;
• Utilizar atividades lúdicas como estratégias de socialização e aprendizagem;
• Oportunizar aos alunos momentos de expor suas idéias, suas preferências e seus valores.
Nesta terça-feira, recebemos a contadora de histórias Eleonora, de Uruguaiana, que prendeu a atenção dos nossos alunos com a sua imensa habilidade em fazer as vozes dos personagens, de maneira divertida e criativa. Ela contou a história "Borba, o gato” de Ruth Rocha.

sábado, 10 de novembro de 2012

RELEITURA: OBRAS DE ROMERO BRITO...

                   Releitura de obras/2.012

   As turmas de Ed. Infantil e Anos Iniciais trabalharam a biografia e obras do artista, em sala de aula, através de power point. Em Inglês, foram trabalhados os nomes das obras, já que a maioria leva como título, nomes em inglês.
Clique no endereço abaixo para visualizar o power point: http://www.slideboom.com/presentations/626879/Romero-Britto?pk=d62a-8946-2d47-1224-2c5a-0b1b-7fd1-240b
   No dia10 de novembro foi realizada, no salão da escola, a exposição das obras dos alunos. Neste dia, também realizamos muitas atividades diferenciadas, como: cama elástica, pula corda, boliche de pet, Jogo do elástico, futebol e um delicioso lanche para todos.
                
             Romero Britto: pintor e escultor brasileiro

Ele é um dos artistas mais premiados da atualidade.
   Romero Britto  é um artista plástico brasileiro, consagrado no mundo inteiro pela sua arte pop, nasceu em 6 de outubro de 1963. 
   Suas obras caíram no gosto das celebridades  por sua alegria, colorido e imaginação, tendo sido caminho para a fama ao realizar a ilustração de uma campanha publicitária para a vodka Absolut.
   Aos 
8 anos começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papelão e jornal.

   Na maioria das obras de Romero Britto, ele usa textura gráfica e, geralmente, elas tratam de assuntos importantes para o dia-a-dia. Suas obras, na maioria das vezes, não são exatamente iguais à realidade, pois apresentam linhas, pontos, divisões e fragmentos de sua assinatura.
  Atualmente, Romero mora nos Estados Unidos da América, e é casado com Sharon, com quem tem um filho.

   Aos 14 anos  fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro.
  Frequentou 
escolas públicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e, aos 17 anos, entrou na Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito. Viajou para a Europa para visitar lugares novos e ver a arte que só conhecia nos livros.

 O que é interessante, deste artista, é que os outros artistas de diversas partes do mundo tratam as suas obras “arte da cura”, justamente por trazer a sensação de aconchego, esperança e alegria, diferenciada das demais artes.
   E para o ano de 2.012, a vez não é dele de alegrar, mas sim ser alegrado, isso porque a escola de samba: Renascer de Jacarepaguá contou a história do artista, trazendo muitas obras e com o enredo de Romero Britto, o artista da alegria, dá o tom na folia”. Lembrando que atualmente, Romero mora em Miami, mas é um brasileiro que traz sempre muita alegria em suas pinturas, principalmente pelas cores.        
   Nesta obra, pintou nossa presidente, Dilma Rousseff.
Fonte: Wikipédia
Imagens: Google

Adaptação do texto: Profª Janete Motta


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ECLESIASTES 4: CATEQUESE ViP...

1) Oração Inicial
2) Leitura e reflexão
Eclesiastes 4
1 - Depois, voltei-me e atentei para todas as opressões que se fazem debaixo do sol; e eis que vi as lágrimas dos que foram oprimidos e dos que não têm consolador; e a força estava da banda dos seus opressores; mas eles não tinham nenhum consolador.
2 - Pelo que eu louvei os que já morreram, mais do que os que vivem ainda.
3 - E melhor que uns e outros é aquele que ainda não é; que não viu as más obras que se fazem debaixo do sol.
4 - Também vi eu que todo trabalho e toda destreza em obras trazem ao homem a inveja do seu próximo. Também isso é vaidade e aflição de espírito.
5 - O tolo cruza as suas mãos e come a sua própria carne.
6 - Melhor é uma mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito.
7 - Outra vez me voltei e vi vaidade debaixo do sol.
8 - Há um que é só e não tem segundo; sim, ele não tem filho nem irmã; e, contudo, de todo o seu trabalho não há fim, nem os seus olhos se fartam de riquezas; e não diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isso é vaidade e enfadonha ocupação.
9 - Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
10 - Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
11
- Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?
12 - E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
"Melhor é serem dois do que um - o valor da amizade. Juntos somos mais fortes."

2) Dinâmica da bala:
Em duplas, uma bala e um palito para cada um.
Tentar abrir a bala, apenas com o palito, sem usar a mão direto na bala.
Questionamentos: Foi fácil?
...mas como conseguirei abrir a bala, apenas usando o palito?
Simples! Um ajudando o outro, com o seu palito, pois unidos somos mais fortes.
*** Abrir a bala, usando os palitos. Um ajuda o outro.
E agora, foi fácil?Devemos mostrar o valor e a importância do outro para nossa vida, em cada uma de nossas atitudes.

3) Dinâmica do Boliche: Pets com palavras representando virtudes e duas bolas.
Em duas filas, tentar acertar o alvo que é Jesus. A bola representará você.
Conclusão Coletiva: "Nosso principal objetivo é seguir os ensinamentos de Jesus. Todos ajudando fica bem mais fácil. Tentamos acertar, juntamos a garrafa, dois colegas pegavam a bola e incentivavam para prosseguirmos."
Acertar o alvo, pode trazer algumas dificuldades, mas após várias tentativas conseguimos melhorar nossa pontaria e atingir o objetivo.
A vida pode dificultar e nos impedir de seguir Jesus, mas não devemos desanimar, nem desistir. Devemos prosseguir, contando com a ajuda daqueles que estão próximos de nós.


4) Oração Final