quarta-feira, 24 de abril de 2013

GLOBALIZAÇÃO: UM “CLIC” NO MUNDO/ 9º ANO...


GLOBALIZAÇÃO
            Vivemos tempos de “milagres” modernos. Nunca o mundo viu tamanha velocidade de informação. Nunca se viu possibilidades técnicas tão avançadas como agora. Qualquer coisa que aconteça de um lado do mundo, é conhecida quase ao mesmo tempo, pelo planeta todo. Basta um “clic” com o mouse do computador para enviar a centenas de destinatários informações sobre guerras, atentados, tsunamis, eventos, esportes, entre outros assuntos. O mundo vive seu apogeu científico. Nunca como agora foi tão fácil conhecer culturas e pessoas geograficamente distantes e virtualmente presentes.
            Em contrapartida, nunca se viu um mundo tão caótico. A globalização se manifesta em sentidos múltiplos e contrários: leva riqueza a algumas regiões do mundo, e explora outras ao extremo; confere sofisticação ao modo de vida de uma minoria privilegiada, porém a muitos povos deixa o legado da indiferença e do abandono.
Adaptado de: Projeto Araribá: 2007

            Para compreender de forma mais objetiva o processo de globalização alunos do 9º ano confeccionaram a maquete “Um clic no mundo”. O recurso didático utilizado contribuiu para a aprendizagem desse conteúdo de grande complexidade e abstração. Além disso, tornou a aula descontraída, participativa e despertou a atenção dos alunos.
            Foram utilizados materiais descartados (como fios de luz, lâmpadas, pilhas, Pen drive,) onde foi evidenciada a importância de reciclar produtos eletrônicos para preservar o meio-ambiente, e também para economizar na produção de novos aparelhos.

Profª Graziela- Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário