quarta-feira, 22 de maio de 2013

CATEQUESE: A PESCA MILAGROSA/ ATIVIDADES LÚDICAS...


ATIVIDADES INTERATIVAS- Catequese 22/05/13

            Amarre uma corda estendida de um lado a outro da sala e pendure um lençol sobre ela para fazer uma cortina. Use uma vara de pescar e amarre um barbante ou fio de nylon para ser a linha de pesca. Amarre um prendedor de roupa ou um clipe de papel grande no final da linha para ser o "anzol". As crianças vão se revezar pescando atrás da cortina. O profº (a) irá colocar peixes em cartolina (feitos por eles) no verso, trechos do versículo bíblico (Lucas 5: 1,11) em cada peixe. Dar um pequeno puxão na linha para que a criança saiba que o peixe deu uma "mordida". Depois que pescar, o aluno irá oferecer o peixe para outro colega fazer a leitura. Catequista fecha a atividade, lendo toda a passagem bíblica da Pesca Milagrosa.

·         Segue passagem Bíblica para colar nos peixes:

            (1) Certo dia, na praia do lago de Genesaré, a multidão se comprimia em volta dele  para ouvir a Palavra de Deus. Ele viu duas pequenas barcas estacionadas à  margem do lago. Os pescadores haviam deixado as barcas para lavar as redes, findo o trabalho da pesca. Apertado pela multidão, Jesus entrou numa das barcas que era de Simão e lhe pediu que se afastasse um pouco da margem para falar ao povo com mais comodidade. Depois se sentou e, de dentro da barca, ensinava a todos. Quando acabou de falar, disse a Simão:
- "Conduza a barca mais para dentro do mar, e vocês lancem as redes para a pesca".

(2) Simão, tomando o remo, respondeu:
- "Mestre, labutamos toda a noite, que é o tempo mais favorável para a pesca, sem nada apanhar, mas porque o Senhor mandou, confio mais em sua palavra do que na minha experiência de pescador; lançarei a rede".

(3) E, esperando contra a esperança, assim fizeram. E apanharam tão grande quantidade de peixes, que a rede de arrastão ameaçava romper-se.  Por estarem bem afastados, fizeram sinais com mãos e braços aos companheiros da outra barca para que viessem ajudá-los. Tiago e João chegaram até lá. Encheram tanto as duas barcas que quase afundavam. Diante desse espetáculo, Simão.
Pedro sentiu sua indignidade diante da santidade e do poder sobre-humanos de Jesus e caiu de joelhos a seus pés, rogando-lhe:
- "Afaste-se de mim, Senhor, porque sou um pecador!"

(4) É que tanto ele quanto quem o acompanhava na barca ficaram fortemente impressionados com a extraordinária pesca que acabavam de realizar pela palavra de Jesus, que se evidenciou assim mais do que um simples homem. Por isso, Pedro não o chama agora de Mestre, mas de Senhor do universo. De igual espanto ficaram tomados os filhos de Zebedeu, Tiago e João, da outra barca, eles que eram sócios de Simão na profissão de pescadores. E Jesus disse a Simão abrindo-lhe um outro caminho:
- "Não se assuste com o que viu. Daqui por diante você lançará a rede da minha Palavra no mundo e será pescador de homens para o Reino de Deus!".

(5) Então Pedro, André, Tiago e João atracaram as barcas na praia, abandonaram tudo e, numa pronta aceitação e plena decisão, seguiram a Jesus como discípulos, definitivamente, com nova finalidade de vida: o Reino de Deus!

* Oração
         Jesus, o Senhor continua a ensinar da barca de Pedro que hoje é o papa. Peço mais amor à Palavra e aos ensinamentos do chefe visível da Igreja, em cujas mãos o Senhor depositou a responsabilidade de defender e difundir o patrimônio da verdadeira fé cristã. Senhor, que venham pescas milagrosas principalmente depois de trabalhos e esforços infrutíferos como na noite de Pedro. E que a pessoa de Jesus, os interesses do Reino de Deus e a pesca de homens encham a vida daqueles que o Senhorchama em seu seguimento. Amém.

·      *  Canto: A Pesca Milagrosa- CD- A Sementinha I e II- Faixa 1

A Pesca Milagrosa
Maria Sandenberg

Pedro lançou a rede no mar
Junto com seus companheiros.
Quando puxaram a rede do mar
A rede estava vazia !

Foi outra vez a rede no mar,
Os pescadores aflitos,
Quando puxaram a rede do mar
A rede estava vazia!

Mais uma vez a rede no mar
Os pescadores cansados!
Quando puxaram a rede do mar
A rede estava vazia!

Lança outra vez a rede no mar,
Falou Jesus a Pedro.
À estranha ordem obedeceu
Porque confiava em Jesus.

E quando puxaram a rede do mar,
Que coisa maravilhosa!
Ela veio cheinha de peixes do mar!
Foi a pesca milagrosa!

* Oração Final
Catequistas: Janete Motta e Camila M. Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário