sábado, 4 de maio de 2013

FEIRA DO LIVRO E CIDADANIA: AULA DE HISTÓRIA/ ANOS FINAIS...

  *** Leitura e reflexão sobre outras Feiras do Livro...  
                   
O que as Feiras do Livro têm a ver com a Cidadania?

Em sua décima edição, a Feira do Livro está consolidada como o mais importante setor do segmento em Santa Catarina. A avaliação é de Sueli Brandão, criadora do evento e desde então sua organizadora, ao comentar os resultados alcançados e projetar a próxima edição.
Segundo a presidente do Instituto de Cultura, Educação, Esporte e Turismo, o objetivo alcançou todos os objetivos. “Mais do que um espaço de comercialização de livros, estamos felizes porque a feira se consagra a cada ano no seu papel de aproximar leitores e escritores para a construção da cidadania. Este tem sido nosso propósito desde o início, associando ao ato da leitura em si a perspectiva de estimular o pensamento crítico, considerando que cidadãos melhor preparados culturalmente e politicamente maduros podem compreender o mundo e promover as transformações sociais necessárias ao seu desenvolvimento”, afirma orgulhosa, Sueli.
Ela entende que esta condição assume importância quando se percebe que o Brasil vem demonstrando uma evolução lenta, embora persistente, de erradicação do analfabetismo – um problema ainda persistente no País que impede a plena inserção de milhares de pessoas à sociedade. Mudar este cenário, apresentado pelos baixos desempenhos relacionados à leitura e à escrita é desafio do Estado, mas também de educadores, de intelectuais e da família. São índices relacionados com problemas estruturais da escola desde o ensino fundamental ao ensino básico, passam pelas condições de trabalho e de capacitação de professores, da inexistência ou má situação de espaços como bibliotecas sem atualização de acervos, e da carência de bons mediadores de leitura com atuação junto às famílias e à comunidade em geral.
Acredita que o déficit brasileiro na área da leitura, acumulado desde os tempos coloniais, implica, para sua extinção num trabalho conjunto de todas as esferas que compõem a sociedade. Suas instituições mais diretamente envolvidas com a formação de leitores, como as escolas e as universidades, somadas aos núcleos familiares e comunitários, que podem dar o exemplo da importância da leitura. Também estão incluídos nessa responsabilidade os meios midiáticos de comunicação e difusão, bem como todo o circuito do livro (autores, editoras, ilustradores, divulgadores, críticos, livreiros). Grande também é a responsabilidade de empresários de todas as áreas de produção, não apenas os da área cultural, porque a leitura é fator decisivo para a capacitação de bons profissionais, dotados de conhecimento para fazer e idéias para criar e modificar para melhores produtos e serviços.
“É fato também de que há bons exemplos e iniciativas em diversas regiões, mas que necessitam ser estimuladas e apoiadas. Nossa produção editorial é qualificada e prêmios nacionais e internacionais valorizam nossos escritores e criadores. Algumas iniciativas dos governos municipais, estaduais e federal, em forma de leis, planos e subsídios têm criado um lastro para que a leitura, que leva diretamente à consciência e atuações de cidadania, cresça e se dissemine no País”.
Nesta perspectiva, aponta a idealizadora da Feira do Livro de Joinville, o projeto vem cumprindo seu papel e dando a oportunidade para que crianças, jovens e adultos tenham acesso ao objeto indispensável para o estado de serem leitores: textos nos mais diferentes gêneros, no incentivo inicial ou como leitores habituais. “Mais uma vez procuramos oferecer a possibilidade de, além de proporcionar o acesso aos livros, dar sua contribuição para que se aperfeiçoe a formação dos mediadores de leitura, contribua com educadores, professores e bibliotecários, pois sua atuação competente poderá melhorar a formação de leitores e abrir para eles as portas do conhecimento e da imaginação, para que, tornados leitores, possam usufruir da liberdade de pensamento, condição indispensável para a cidadania plena”.
Texto de Jornal

Pesquisa e adaptação do texto: Profª Letícia Shio e Profª Artêmia Rigão
Atividades em outra postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário