segunda-feira, 24 de junho de 2013

GRÁFICO: COMIDAS JUNINAS PREFERIDAS/ MATEMÁTICA- 6º AO 9º aNOS...

     Amostra de trabalho realizado em sala de aula com os alunos. Após, construção dos gráficos no Excel- Laboratório de Informática.
Profª Artêmia Rigão- Matemática

terça-feira, 18 de junho de 2013

GEOGRAFIA/ 8º E 9º ANOS: FESTA JUNINA EM OUTROS PAÍSES...

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem às quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras. Embora seja comemorada nos 4 cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão.

Festas juninas em outros países

Em Portugal
Assim como em todos os outros países, em Portugal a festa junina é comemorada no dia 24 de junho, dia de São João. Em muitas cidades portuguesas é decretado feriado oficial destinado às comemorações desta data. São festas muito semelhantes às realizadas no nordeste brasileiro, onde há o costume de passar a madrugada comemorando e realizando as brincadeiras juninas. Aproveitando a animação de ter a cidade inteira reunida, a decoração, os comes e bebes, em Lisboa é muito comum a realização de casamentos múltiplos no dia de Santo Antônio. Geralmente 200 a 300 casais “econômicos” costumam se aproveitar da data todos os anos e afirmar os votos com a benção do santo.

Na França
La ´Fête de la Saint-Jean´ (Festa de São João), assim como no Brasil, é comemorada no dia 24 de junho e tem como maior característica a fogueira. Em certos municípios franceses, uma alta fogueira é erguida pelos habitantes em honra a São João Batista.

 As ulas, os piratas e os lobos do mar
são os personagens
das Festas Juninas na Polônia
Na Polônia
Lá, a festa é comemorada no dia 23 de junho, sendo chamada de ´Noc Swietojanska´ - Noite de São João.
Ela dura todo o dia. De maneira análoga à festa brasileira, uma das características mais marcantes é o uso de fantasias, no entanto, não de trajes camponeses como no Brasil, mas de vestimentas de piratas.
Fogueiras são acesas para marcar a celebração.

Na Rússia

A festa de ´Ivan Kupala´ - João Batista - é conhecida como a mais importante de todas as festas russas de origem pagã, e vai desde 23 de junho até 6 de julho.
Muitos dos rituais das festas juninas russas estão relacionados com o fogo, a água, fertilidade e autopurificação.
As moças, por exemplo, colocam guirlandas de flores na água dos rios para dar sorte. É bastante comum também pular as chamas das fogueiras.

Na Suécia
            Talvez uma das maiores festas juninas do mundo, as festas juninas suecas são mais importante do que o Natal neste país. Isto também ocorre porque esta festa é realizada na transição do inverno para o verão, entre os dias 20 e 26 de junho. Os ucranianos cultivam o costume de dançar em volta do famoso mastro de maio, que é representado no Brasil pelo mastro de São João. Diferentemente de todos os outros países, na Suécia esta data é tão importante que é um feriado nacional, de festas, danças, cânticos e muitos comes e bebes.

Na Ucrânia
Conhecida como festa de “Ivana Kupala” ou João Batista, na Ucrânia a festa junina vai de 23 de junho até 6 de julho, pois neste país a maioria é de católicos ortodoxos. Alguns rituais pagãos estão presentes, como a celebração aos elementos da natureza, as mulheres que usam flores na cabeça para ter sorte, pular a fogueira, entre outros rituais.

            As celebrações da Festa Junina são importantes em vários  europeus, como: parte do Reino Unido, França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Suécia, Noruega e também em outros países americanos, como: Estados Unidos, Porto Rico, Canadá e Brasil. Além da Austrália, localizado no continente da Oceania.

1) Atividades envolvendo mapas destes países.
* Pesquisa na internet: clima, vegetação, relevo, população, moeda, pontos turísticos, atividades econômicas, bandeira, etc.
* Montagem de painel.

GEOGRAFIA 6º E 7º ANOS: DE NORTE A SUL, COMEMORANDO AS FESTAS JUNINAS...

COM BASE NOS TEXTOS A SEGUIR E NOS VÍDEOS QUE ASSISTIMOS, VAMOS REALIZAR ALGUNS EXERCÍCIOS E REFLEXÕES SOBRE AS...

FESTAS JUNINAS

As festas juninas vieram para o Brasil na época da colonização, trazidas pelos portugueses. São de origem francesa, por isso nas danças aparecem várias palavras nessa língua.
                Nos arraiais juninos podemos encontrar vários elementos da cultura popular, que traduzem a crendice da população de cada região. Cada um desses símbolos tem um significado para a festa.(mais detalhado na disciplina de História)


A quadrilha surgiu nos salões da corte francesa, recebendo o nome de “quadrille”, mas é de origem inglesa, uma dança de camponeses chamada “campesine”. Na época da colonização do Brasil, os portugueses trouxeram essa dança, bem como seus principais elementos: os vestidos lindos e rodados (que representavam as riquezas da corte), os passos puxados na língua francesa (anarriê, avancê, tour, etc.) e os agradecimentos aos santos pelas boas safras nas plantações.
O casamento caipira faz uma sátira aos casamentos tradicionais. A noiva está grávida e o pai da mesma obriga o rapaz a se casar. A apresentação do casamento na roça é muito engraçada, pois o noivo aparece bêbado, tentando fugir do altar por várias vezes, sendo capturado pelo pai da noiva que lhe aponta uma espingarda. Este conta com o apoio do delegado da cidade e do padre para que o casamento seja realizado. Após a cerimônia, os noivos puxam a quadrilha.(vício da bebida e gravidez na adolescência- temas trabalhados na disciplina de Ciências)
A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor. Cada santo tem uma fogueira, sendo a quadrada de Santo Antônio, a redonda de São João e a triangular de São Pedro.
Os balões juninos indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos, normalmente relacionados ao namoro e ao casamento, onde as pessoas encontram seus pares românticos. Os balões não são mais usados, podem ocasionar vários incêndios, caindo em locais perigosos e destruindo a natureza.
Os fogos se originaram na China, também como forma de agradecer aos deuses pelas boas colheitas. São elementos de proteção, pois espantam os maus espíritos, além de servir para acordar São João com o barulho.
A lavagem dos santos é o momento em que as suas bandeiras são mergulhadas em água, para trazer purificação. As bandeirolas representam as bandeiras dos santos, levando purificação a todo o local da festa.
O pau de sebo é uma brincadeira com o objetivo de se ganhar uma quantia em dinheiro, que está afixada em seu topo. Com essa diversão a festa fica mais animada, pois as pessoas têm que subir no mastro, lambuzado de gordura. Muitas vezes, os participantes vão subindo nos ombros uns dos outros, até conseguirem pegar o prêmio, que acaba servindo para pagar parte de suas despesas na festa.
As simpatias proporcionam aos convidados maior sorte no amor. Os santos juninos são conhecidos como santos casamenteiros, mas santo Antônio é o mais influente deles. Nessas práticas, a imagem do santo é castigada, até que a pessoa consiga encontrar um amor.
As comidas típicas também são símbolos juninos, como forma de agradecimento pela fartura nas colheitas, principalmente do milho, a festa se tornou farta em seus deliciosos quitutes como: curau, canjica, pamonha, bolo de milho, milho cozido, pé de moleque, paçoquinha, Mané pelado, dentre outras.
Trabalho de Artes/ 6º Ano- Profª Mara
São vários os modos de comemorar as festas juninas de Norte a Sul.
Nordeste: No embalo do forró, as festas juninas são destaque em Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco. Nessas cidades, elas duram um mês. Em Campina Grande, as principais atrações ficam por conta dos shows (grátis), no Parque do Povo, e da brincadeira conhecida por "trem ferroviário", em que os passageiros viajam dançando nos vagões ao ritmo do forró.
Sudeste: Além da comida típica (pipoca, pé-de-moleque e quentão, entre outros), nas festas juninas desta parte do país come-se cachorro-quente, pastel e até mesmo pizza. Na hora de brincar, todos participam das pescarias, dos concursos de quadrilha e do casamento na roça ao som de música sertaneja.
Centro-Oeste: Nessa região, a festa é influenciada por hábitos típicos dos países fronteiriços (em especial o Paraguai). Além da quadrilha e dos pratos típicos, as festas juninas acontecem ao som da polca paraguaia e toma-se a sopa paraguaia (que, na verdade, é uma espécie de bolo de queijo). O ritmo sertanejo dá o compasso da festa.
Sul: A tradição gaúcha ordena que se reúna a família ao redor da mesa de jantar. E que se passe a noite saboreando comidas típicas, como arroz-de-carreteiro, feijão-mexido e pinhão cozido na água ou assado na brasa.
Norte: A festa típica é ofuscada pelo festival folclórico de Parintins, que ocorre no final de junho no Amazonas. Em lugar da quadrilha, ouve-se a toada do boi-bumbá. São servidas receitas regionais como tapioca (à base de mandioca) e tacacá (bebida de origem indígena).
Trabalho de Artes: 7º Ano/ Profª Mara 
Notícia                 16/06/2011 CTG ESTÂNCIA GAÚCHA – DO PLANALTO
As festas Juninas no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul as festas de junho estão ligadas aos santos do mês: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). São festas importantes no calendário gaúcho e sua alegria não tira a seriedade das comemorações. O que se deve impedir - e o tradicionalismo está vencendo esta batalha - é a aparição de festas caipiras, que de caipiras não tem nada e visam colocar em ridículo um tipo humano de cultura tão importante como o gaúcho, que já mereceu estudos sérios de homens como Mário de Andrade, Amadeu Amaral e Alceu Maynard Araújo.
No Rio Grande do Sul, as festas juninas preservam os trajes típicos do estado, como a bombacha e o chapéu de feltro, no lugar do chapéu de palha e da roupa remendada. A animação fica a cargo dos ritmos gaúchos, onde os gaúchos e prendas pilchados dançam e cantam ao redor da fogueira.
INDUMENTÁRIA
O que vem ocorrendo no Rio Grande do Sul há muito tempo, é que estão sendo misturadas duas culturas regionais brasileiras distintas – a caipira e a gaúcha – nas comemorações das festas juninas. Muitas pessoas imitam o caipira e, o que é pior, muito mal, sem conhecimento de sua cultura.
Sabe-se que o caipira é um tipo humano, representativo de uma região brasileira, assim como o vaqueiro, o jangadeiro e o próprio gaúcho, merecendo, portanto, como nosso irmão, o respeito.
Houve um tempo em que sociedades e escolas realizavam os “casamentos na roça”. Essa prática não condiz com a tradição gauchesca e tão pouco com a tradição caipira. Trata-se de uma brincadeira de mau gosto em que o Juiz de Paz se transforma num “palerma” e a noiva numa “assanhada”, para não dizer outra coisa, normalmente casando já grávida.
Enquanto o caipira usa camisas estampadas, calças um pouco curtas e remendadas, botinas, chinelos ou sandálias, saias de chita a meia canela e chapéu de palha, o gaúcho usa camisas lisas, bombachas, botas ou alpargatas, saias curtas (meia canela) para crianças e na planta do pé para moças e mulheres e chapéu de feltro.
Não condiz com a tradição tipo humano gaúcho, pintar as crianças fazendo com que se pareçam com   os adultos (bigodes e barba).
Trabalho de Artes/6º Ano: Profª Mara
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

- Nas Festas Juninas na Tradição Gaúcha, crianças, jovens e adultos brincam e se divertem usando pilchas ou trajes habituais.
- Dentes e rostinhos pintados, roupas remendadas, casamento na roça, além de descaracterizarem a tradição caipira, são representações artificiais e incorretas, e ridicularizam o padre, o delegado, o juiz, o relacionamento homem / mulher, a higiene do caipira, tornando-o um verdadeiro palhaço.

1) Fale sobre os símbolos das festas Juninas . Você já participou em algum momento de festividades juninas? De que maneira?
2) Você gosta da forma como são comemoradas as festas juninas ? Sim ou não? Por quê?
3 ) Qual a diferença entre as comemorações juninas na região Sul e região Nordeste ?
4) Segundo a notícia acima no Rio Grande do Sul existe uma maneira diferenciada de comemorar as festas juninas . Explique:
5 ) Quais as críticas que são  feitas as tradicionais festas juninas?
6) Cite as regiões do Brasil e fale como cada uma comemora as festas juninas:
7) Em uma folha de desenho, ilustre uma festa junina  - com suas comidas típicas, símbolos, brincadeiras.

 Profª Graziele Kaus- Geografia
* Material utilizado em várias aulas

CRÔNICA JUNINA COM INTERPRETAÇÃO: 8º E 9º ANOS...

                                                
                                  VIVA, SÃO JOÃO!

  Libera a chave, Pedro!
- Nem pensar, Antônio!
- Mas, Pedro, basta tu me entregares a chave da despensa para prepararmos os festejos.
- O Chefe me confiou todas as chaves daqui e disse para eu mantê-las comigo.
- Então, porque tu mesmo não abres?
- Porque eu não concordo com essa história de fazer presepada aqui, em local sagrado.
- E aí, Antônio? Pedro já te deu a chave?
- João, João… Você fica parecendo um menino nessa época do ano…
- E aí? E aí?
- Nada de chave! Não podemos ter festas aqui em cima! Ordens do Chefe!
- Ah, é? Deixa eu ligar para o meu primo, então… Alô?… Sou eu, Joãozinho, tudo beleza? Será que não dava pra pedir pro seu Pai deixar a gente fazer uma festinha junina só dessa vez? Sim, falo direto com ele. Oi, Tio! Sim… Sim… Tá bom. Prometo parar de ensaiar meu dó-ré-mi toda noite e deixar Seus ouvidos em paz. Valeu, Tio! Tchau! Ele liberou, Pedro.
- Humpf… Odeio nepotismo…
A contragosto, Pedro entrega as chaves da despensa para os dois animados representantes divinos, que pegam todas as coisas necessárias para uma bela festa junina. Material para a pescaria, antigas vestes angelicais remendadas, comida…
- Nada de salsichão!
- Como assim, Pedro?
- Acabei de acertar tudo com o Chefe. Vocês podem fazer a festa junina, mas nada de alimentos de duplo sentido. Nem bebida alcoólica.
- E sobra o quê?
- Danças e folguedos, creio eu.
- Você não gosta muito disso porque quando chega o seu dia, todo mundo já está cansado de festa, né?
- Bobagem.
- Bom… Um forrozinho dá pra rolar, né?
- Só os que não tiverem letras de dupla conotação.
- Existe?
- Ah… E um representante do Ecad já apareceu por aqui querendo cobrar os direitos autorais. Por sorte, não conseguiu nem pisar nas nuvens e foi direto lá pra baixo.
- Menos mal. Correio elegante rola?
- Desde que traga apenas versos de oração. Além disso, não esqueça: seu primo deixou claro que vocês precisam convencer a Madalena a não fazer a barraca de beijos.
- Você vai cuidar da pescaria?
- Não é porque já fui pescador que vou ficar com essa responsabilidade! Que tal o Antônio?
- Nah. Ele gosta de ficar pregando aos peixes de verdade, não cuidando de peixinhos de papel. Além do mais, umas anjinhas solteiras já amarraram o coitado de cabeça pra baixo lá atrás. Bom… Acho que podemos começar…
- Só mais uma coisa!
- Aff… O que foi agora?
- Nunca, jamais, em hipótese alguma, grite “Olha a cobra” durante a quadrilha!
Depois de muito trabalho, a festa finalmente começa. João está desanimado com a falta de fogos e barulho. “Ordens do Chefe”, era o que sempre ouvia ao reclamar. Ele chama Antônio, que conseguiu se livrar das cordas e está limpando suas sandálias do montão de fios de cabelo no qual foi obrigado a pisar. Ambos resolvem alegrar os anjinhos, que passeiam tão desanimados pela festa, especialmente depois que todas as prendas do pau-de-sebo acabaram em poucos segundos, já que todo mundo chegava lá no alto voando.
Mesmo contra as ordens recebidas por Pedro, ambos colocam no som estéreo um CD de forró arrasta-pé da melhor qualidade. Porém, quando a música começa, os anjinhos vão despencando das nuvens um a um. O ritmo estava deixando todo mundo de um jeito não muito angelical, levando-os direto… bem… lá pra baixo.
João, Antônio e Pedro observam atônitos o acontecimento e engolem em seco quando o telefone de João toca… É seu primo!
- Alô?… Sim… Cara, foi mal. Seu Pai está chateado? Eu sei que ele falou que não era pra botar essas músicas… Ah, é?… Ah… Falou direto com o carinha lá de baixo? Sério? Maravilha! Tchau, primão!
- E aí, João, o que houve?
- Os anjinhos que caíram… Eles ligaram para o 0800 Divino e contaram que a festa lá em baixo está mil vezes mais animada que aqui! Como as coisas lá por baixo andavam chatas e isso animou o pessoal, o Tio entrou num acordo com a galera de lá e, quando tudo acabar, os anjinhos voltam devidamente perdoados. Ah… E a gente ganhou autorização especial para dar uma passadinha por lá e brincar também!
- E o que diabos fez com que a festa lá de baixo desse certo e a daqui, não?
- É que lá todo mundo pode pular fogueira à vontade e ainda tem música ao vivo com uma porção de bandas de forró.                                                                                                                                        
Gordo de raiz- Lúcio Luís
Trabalho realizado pela turma do 4º Ano
Profª Ana Cláudia
1.        Interpretação e compreensão da crônica no caderno:
a)      Procure no dicionário o significado das palavras que você desconhece.
b)      Onde acontece a festa junina, e quais são os personagens principais?
c)      Quem são o “chefe” e o “Tio” mencionados na crônica?
d)      Por que não foi permitido fazer a festa com: “alimentos de duplo sentido. Nem bebida alcoólica”?
e)      Como era o correio elegante na festa junina da crônica?
f)       O que você entendeu com: O ritmo estava deixando todo mundo de um jeito não muito angelical.
g)      Explique por que nas festas juninas atuais não é permitido acender fogueiras e soltar balões:
h)      Substitua a gíria da frase sem que a mesma troque de sentido: “Um forrozinho dá pra rolar, né?”
  1. Continue a crônica:
·          Como você imagina que ficou a festa junina, lá  embaixo, com a chegada de João, Antônio e Pedro? 
Profª Janete Marion- Língua Portuguesa

segunda-feira, 17 de junho de 2013

GEOGRAFIA: MÚSICA E ATIVIDADES...

1) Leia a letra da música e responda:

PAMPA NA GARUPA (Os Farrapos )

Com cavacos do ofício
Faço fogo na fogueira
Com a água do Guaíba
Faço chiar a chaleira
Tomo um gole do amargo de saudade
Erva buena da palmeira
(...)
Vou repontando querências
Alojadas com o Rio Grande
Com este pampa na garupa
Por qualquer lugar que eu ande
(...)
Preparo meu carreteiro
À minha moda campeira
Charque gordo de Bagé
E o arroz de Cachoeira
Temperado com a viola
E uma cantiga missioneira
(...)
a) Qual é a região descrita na música? Justifique apontando elementos que corroborem a explicação.


b)Em algum momento a música retrata o lugar onde você mora ? Por quê ?



Leia atentamente e interprete cada questão.

2- Assinale V ou F nas afirmativas abaixo:
(   ) O Brasil ocupa uma grande porção do espaço terrestre, possuindo um extenso litoral e uma ampla fronteira com diversos países.
(   ) A expressão “caldeirão cultural" significa que no Brasil não tem diversidade e integração racial, social e cultural no país.
(   ) Uma desvantagem da grande extensão do território brasileiro é que possuímos uma grande área para a atuação da agricultura e mais possibilidades de recursos vegetais, animais e minerais do que outros países.
(   ) A  enorme extensão territorial do Brasil  resulta numa desigualdade social, política e econômica entre as regiões brasileiras.
(   ) Território é o espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder. É uma divisão administrativa entre países.

2 – Marque com um X a alternativa correta:
(  ) Regionalizar significa dividir o espaço em regiões de acordo com características naturais, sociais ou históricas semelhantes.
(  ) As regiões são unidades autônomas , isto é , não se relacionam entre si.
(  ) No Brasil não há uma regionalização oficial sendo que cada órgão público pode dividir o país em regiões de acordo com suas vontades.
(  ) A atual regionalização do IBGE divide o Brasil em 3 grandes regiões.
( ) As regiões não tem tamanhos variados, são todas iguais em relação ao seus territórios e número de estados que as compõem.

3 – Associe as colunas:
( 1 )É uma floresta banhada por grandes rios, apresenta árvores de grande porte e espécies diversificadas.
( 2 )Formação vegetal adaptada a pouca umidade como os cactos.
( 3 )É a Floresta mais devastada do país, pois está localizada em regiões de muita urbanização e industrialização.
( 4 )Vegetação formada por herbáceas, principalmente gramíneas que servem para atividades agropecuárias.
( 5 )Formação vegetal representada por arbustos e árvores de longas raízes e aspecto retorcido, intercalados por campos limpos.
(  ) Floresta Tropical ou Mata Atlântica
(  ) Cerrado
(  ) Caatinga
(  ) Floresta Amazônica
(  ) Campos

4 – Além da divisão do Brasil criada pelo IBGE o geógrafo Pedro P. Geiger propôs outra divisão regional do país. Ela se baseia nas semelhanças econômicas, históricas, culturais e nos efeitos da industrialização. Quais são essas regiões? Cite-as e dê uma característica de cada.

BIODIVERSIDADE BRASILEIRA: TEXTO E ATIVIDADES/ 7º ANO...

Biodiversidade Brasileira

A biodiversidade é a exuberância da vida na Terra – diz respeito ao número de diferentes categorias biológicas (riqueza) da Terra e à abundância relativa destas categorias. Nesse contexto, o Brasil é o país que tem a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta - uma enorme variedade de animais, plantas, microrganismos e ecossistemas.
Muitas das espécies brasileiras são endêmicas, e diversas espécies de plantas de importância econômica mundial – como o abacaxi, o amendoim, a castanha do Pará, a mandioca, o caju e a carnaúba – são originárias do Brasil.
O valor da biodiversidade brasileira é incalculável, apenas quanto ao seu valor econômico, como base da indústria de biotecnologia e de atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras e florestais – são estimados em 33 trilhões de dólares anuais. As atividades de extrativismo florestal e pesqueiro empregam mais de três milhões de pessoas. A biomassa vegetal, incluindo o etanol da cana-de-açúcar, a lenha e o carvão derivados das florestas respondem por 30% da matriz energética nacional – e em determinadas regiões, como o Nordeste, atendem a mais da metade da demanda energética industrial e residencial.
Além disso, grande parte da população brasileira faz uso de plantas medicinais para tratar seus problemas de saúde. Na agricultura, o Brasil possui exemplos de repercussão internacional sobre o desenvolvimento de biotecnologias que geram riquezas por meio do adequado emprego de componentes da biodiversidade.
Mas esta exuberante diversidade biológica global vem sendo dramaticamente afetada pelas atividades humanas ao longo do tempo – e hoje a perda de biodiversidade é um dos problemas mais contundentes a acometerem o Brasil. A crescente taxa de extinção de espécies – que estima-se estar entre mil e 10 mil vezes maior que a natural – demonstra que o mundo natural não pode mais suportar tamanha pressão.

Diante deste quadro, é importante celebrar a vida na Terra, refletir sobre o valor da biodiversidade e a agir para protegê-la. E a hora de agir é agora.

1- O que é biodiversidade? Dê exemplos.


2 – Explique o que são as espécies endêmicas. Exemplifique.



3 – Qual a importância da biodiversidade brasileira?


4 – O que poderá acontecer com a biodiversidade no futuro se não houver conscientização da população brasileira?


5 – Sobre a biodiversidade é CORRETO afirmar que:

a) O tráfico de animais não prejudica a biodiversidade de um determinado local, visto que a reprodução ocorre com rapidez.
b) A biodiversidade é um conjunto de espécies de animais de um determinado local, não incluindo a fauna, pois essa não é um organismo vivo.
c) O desenvolvimento urbano e econômico não ocasionou nenhuma perda para a biodiversidade em âmbito mundial.
d) A biodiversidade é o conceito que abrange todas as formas de vida na natureza, incluindo as espécies animais, vegetais e os micro-organismos.
e) A retirada de uma determinada espécie de seu habitat natural não altera a cadeia alimentar, pois outros animais poderão ocupar a sua função.

6 - Sobre a biodiversidade brasileira é INCORRETO afirmar que:

a) O Brasil detém a maior biodiversidade do planeta, abrigando 15% de todas as espécies conhecidas no mundo.
b) O país é um dos principais alvos da biopirataria, fato que contribui para a redução da biodiversidade nacional.
c) Várias espécies de orquídeas, plantas, mamíferos, anfíbios, aves, répteis, entre outros organismos podem ser encontrados no território brasileiro.
d) A atividade econômica no Brasil não reduz a biodiversidade, visto que ela ocorre de forma sustentável, ou seja, não agride o meio ambiente.
e) A variedade de climas no Brasil proporciona a adaptação de diferentes espécies da fauna e flora.

Profª Graziela Kaus- Geografia

TEXTO SOBRE A ÁGUA E ATIVIDADES/ 6º ANO...

ÁGUA: UM RECURSO PRECIOSO

A água, uma das substâncias mais comuns em nosso planeta é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, partículas muito pequenas, invisíveis a olho nu que reunidas formam essa molécula importantíssima para a vida. Graças a essa enorme importância na manutenção dos ciclos naturais e na manutenção da vida na Terra, que água merece uma atenção especial, afinal a Terra é vista do espaço como um planeta azul por ser praticamente 70% coberta por superfícies aquosas.
Apesar da abundância dos recursos hídricos na Terra, sua distribuição é bastante desigual pelos continentes. O problema do acesso à água potável acontece, especialmente, nos países mais pobres. Por causa da poluição e da exploração excessiva, a água potável é atualmente considerada um recurso natural finito. É necessária uma atitude responsável no que se refere à preservação da água.
Além disso, grande parte da água existente no nosso planeta não se apresenta apenas no estado líquido (rios, lagos, represas) mais também nas nuvens, rochas, solo, massas de gelo, topo das montanhas, em seres vivos dificultando o acesso a este bem preciso para a vida. 
Infelizmente hoje, a escassez de água potável afeta uma em cada seis pessoas no mundo, e as doenças relacionadas à água de má qualidade são atualmente a principal causa de mortes. Em muitos países, a crise da água é a principal razão para a pobreza da população. Estima-se que 25% dos habitantes de nações em desenvolvimento compram água por preços muito altos, em alguns casos ao custo é tão alto que compromete os orçamentos domésticos.

1)  O planeta Terra também é conhecido por Planeta Azul pela abundância de água.
Em quais locais do planeta podemos encontrar água doce?  Porque tanta gente sofre com a falta desse recurso?  

2) Quais problemas a falta de água pode acarretar para a humanidade ? Por quê ?

3) Com relação a água  assinale a alternativa correta. Apenas uma é correta.
a) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.
b) Desvios de água para irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.
c) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características de localização e geológicas.
d) No Brasil chove muito pouco, esse tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.
                                   
4) Além do mau uso, a demanda por esse recurso tem sido cada vez maior, devido ao crescimento populacional e ao aumento das  atividades econômicas. Sua escassez em algumas regiões do mundo já é uma realidade, muitos povos sofrem com a sua diminuição e futuramente terão sua sobrevivência ameaçada. A afirmação revela a preocupação com a escassez:
a) do petróleo.
b) da vegetação.
c) da água.
d) de alimentos.

5) Em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto. Uma alternativa adequada e “barata” para prevenir a escassez, de água seria:
a) desenvolver processos de reutilização e economia da água.
b) retirar a água subterrânea (interior do solo).
c) transformar água salgada dos oceanos em doce.

d) comprar água doce de outros estados e países.

6) Analise a ilustração e os conhecimentos sobre a questão da água no planeta e responda:
a) Do que trata a imagem?
b) Que mensagem ela quer nos dizer?

c) O que podemos fazer para evitar a situação ilustrada?
Profª Graziela kaus- Geografia

GEOGRAFIA: FESTAS JUNINAS EM OUTROS PAÍSES...

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem às quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras. Embora seja comemorada nos 4 cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão.

Festas juninas em outros países

Em Portugal
Assim como em todos os outros países, em Portugal a festa junina é comemorada no dia 24 de junho, dia de São João. Em muitas cidades portuguesas é decretado feriado oficial destinado às comemorações desta data. São festas muito semelhantes às realizadas no nordeste brasileiro, onde há o costume de passar a madrugada comemorando e realizando as brincadeiras juninas. Aproveitando a animação de ter a cidade inteira reunida, a decoração, os comes e bebes, em Lisboa é muito comum a realização de casamentos múltiplos no dia de Santo Antônio. Geralmente 200 a 300 casais “econômicos” costumam se aproveitar da data todos os anos e afirmar os votos com a benção do santo.

Na França
La ´Fête de la Saint-Jean´ (Festa de São João), assim como no Brasil, é comemorada no dia 24 de junho e tem como maior característica a fogueira. Em certos municípios franceses, uma alta fogueira é erguida pelos habitantes em honra a São João Batista.

Na Polônia
Lá, a festa é comemorada no dia 23 de junho, sendo chamada de ´Noc Swietojanska´ - Noite de São João.
Ela dura todo o dia. De maneira análoga à festa brasileira, uma das características mais marcantes é o uso de fantasias, no entanto, não de trajes camponeses como no Brasil, mas de vestimentas de piratas.
Fogueiras são acesas para marcar a celebração.

Na Rússia
A festa de ´Ivan Kupala´ - João Batista - é conhecida como a mais importante de todas as festas russas de origem pagã, e vai desde 23 de junho até 6 de julho.
Muitos dos rituais das festas juninas russas estão relacionados com o fogo, a água, fertilidade e autopurificação.
As moças, por exemplo, colocam guirlandas de flores na água dos rios para dar sorte. É bastante comum também pular as chamas das fogueiras.

Na Suécia
            Talvez uma das maiores festas juninas do mundo, as festas juninas suecas são mais importante do que o Natal neste país. Isto também ocorre porque esta festa é realizada na transição do inverno para o verão, entre os dias 20 e 26 de junho. Os ucranianos cultivam o costume de dançar em volta do famoso mastro de maio, que é representado no Brasil pelo mastro de São João. Diferentemente de todos os outros países, na Suécia esta data é tão importante que é um feriado nacional, de festas, danças, cânticos e muitos comes e bebes.

Na Ucrânia
Conhecida como festa de “Ivana Kupala” ou João Batista, na Ucrânia a festa junina vai de 23 de junho até 6 de julho, pois neste país a maioria é de católicos ortodoxos. Alguns rituais pagãos estão presentes, como a celebração aos elementos da natureza, as mulheres que usam flores na cabeça para ter sorte, pular a fogueira, entre outros rituais.

            As celebrações da Festa Junina são importantes em vários  europeus, como: parte do Reino Unido, França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Suécia, Noruega e também em outros países americanos, como: Estados Unidos, Porto Rico, Canadá e Brasil. Além da Austrália, localizado no continente da Oceania.
Profª Graziela Kaus

PORTUGUÊS 7º ANO: HISTÓRIA DA PIPOCA, CURIOSIDADES E ATIVIDADES DE PESQUISA NA INTERNET...

HISTÓRIA DA PIPOCA

        Os primeiros europeus que chegaram ao continente descreveram a pipoca, desconhecida para eles, como um salgado à base de milho usado pelos índios tanto como alimento quanto como enfeite para o cabelo.

       Sementes de milho usadas para fazer pipoca foram encontradas por arqueólogos não só no Peru, como também no atual Estado de Utah, nos Estados Unidos, o que sugere que ela fazia parte da alimentação de vários povos americanos.
       Sabe-se, porém, que inicialmente os índios preparavam a pipoca com a espiga inteira sobre o fogo. Depois, eles passaram a colocar só os grãos sobre as brasas - até inventarem um método mais sofisticado: cozinhar o milho numa panela de barro com areia quente.
      A pipoca já era vendida em feiras e parques nos Estados Unidos no século XIX. No fim desse período, surgiram os primeiros cinemas americanos, e, com eles, vieram os ambulantes e seus carrinhos com pipoca e guloseimas, mistura de pipoca, amendoim e açúcar queimado. No começo, os donos dos cinemas torciam o nariz e achavam que a pipoca distraía os espectadores dos filmes.
      Durante a Grande Depressão, a pipoca era relativamente barata e se tornou popular.
Assim, o negócio da pipoca prosperou e se tornou uma fonte de renda para alguns agricultores em dificuldades.
       Hoje, nos Estados Unidos, as vendas de pipoca chegam a 45% dos lucros dos cinemas.
Os americanos consomem, por ano, 15,12 bilhões de toneladas de pipoca, no Brasil, são 80 mil toneladas anualmente.

CURIOSIDADES SOBRE PIPOCAS
     Não se sabe ao certo onde surgiu a pipoca, mas há indícios de que no Antigo Egito, na Antiga China e na Civilização Inca já se comia pipoca. Grãos de pipoca podem estourar sozinhos na areia do deserto.
     Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos enviavam açúcar para suas tropas em quantidade insuficiente para a produção de doces. Isso os levou a fazer pipoca três vezes mais do que o normal!
     A pipoca tornou-se popular durante os anos 50 com o surgimento da televisão, pois pela primeira vez as pessoas compravam pipoca para comer em casa, coisa que só era feita nos cinemas e teatros.
     As vendas de pipocas para microondas ultrapassam 240 milhões de dólares por ano.
     O lugar onde mais se come pipoca nos Estados Unidos é em Dallas.
     Aproximadamente 48% das pessoas que vão ao cinema compram  pipoca. Desses 48%, 80% compram Coca-Cola, 15% guaraná e 5% outras bebidas. 


Como a pipoca estoura:

        Algumas tribos indígenas americanas costumavam dizer que os espíritos viviam dentro de cada grão de pipoca. Os espíritos estavam em paz, mas quando suas "casas" eram aquecidas eles ficavam furiosos, fazendo com que o grão pulasse e finalmente estourasse libertando o espírito, que saia sob a forma de uma névoa.
       Mas atenção! Não se deixe enganar! O que acontece é que dentro de cada grão de pipoca existe uma pequena quantidade de água, cercada por uma pequena camada macia. Quando você aquece o grão de pipoca, seja com óleo ou micro-ondas, essa água começa a se expandir, e a pressão se torna tão intensa que ela explode o grão e expande a camada macia, que é a parte branca da pipoca onde você coloca sal.
Essa é a verdadeira explicação científica de porque a pipoca estoura.  
A invenção da pipoca
Claudia Camara
Editora Biruta

1-      Pesquise na internet:

·         Quais os benefícios da pipoca para o nosso organismo?

·         O que é mais saudável a pipoca de panela ou a de micro-ondas?  

·         Sugestão de temperos e modos de preparo que deixam a pipoca mais saborosa.

·         Por que a pipoca queimada no micro-ondas fede mais que a queimada no fogão?

* O que devemos observar ao comprar o milho de pipoca?

*** OS TEXTOS ACIMA SERÃO UTILIZADOS PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DE GRAMÁTICA, DE ACORDO COM CADA ANO.
Profª Janete Marion- Português