sexta-feira, 27 de junho de 2014

TEXTO, INTERPRETAÇÃO E ATIVIDADES MATEMÁTICAS: COPA DO MUNDO/FUTEBOL...

1- Texto e interpretação:
FUTEBOL

            O Menino Maluquinho jogava futebol e toda a turma ficava esperando ele chegar para começar o jogo. É que o time era cheio de craques e ninguém queria ficar no gol. Só o Menino Maluquinho que dizia sempre:

            - Deixa comigo!
            E ia rindo para o gol para o jogo começar.
            E o Menino Maluquinho voava na bola e caía de lado e caía de frente
            E caía de bunda no chão
            E dançava no espaço com as bolas nas mãos.
            E a torcida ria e gostava de ver a alegria daquele goleiro.
            E todos diziam:
            - Que Menino Maluquinho!
                               Ziraldo (O Menino Maluquinho)


2- Responda de acordo com o texto:

a) Qual é o título do texto?
b) Quem é o autor? 
c) O que fazia o Menino Maluquinho? 
d) Quem era o mais esperado na hora do jogo?
e) O que o Menino Maluquinho fazia no gol? 
f) Por que ninguém queria ficar no gol? 
g) Maluquinho é o apelido do menino. Seja criativo e invente um nome para ele: 
h) Cite algumas características do Menino Maluquinho: 

3- Agora, inspire-se no texto e faça lindas frases relacionadas ao futebol:
Você pode usar as palavras:
            TORCIDA- FUTEBOL- MENINOS- BOLA- GOL- CAMPEÃO
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________

4- Diga se é Substantivo Próprio ou Substantivo Comum:
a) futebol - _____________
b) Copa do Mundo - _______________
c) Menino Maluquinho - ________________
d) bola - ___________
e) Brasil - __________
f) gol - _________

5- Relacionado a futebol, escreva uma frase para cada sinal de pontuação:
(?)___________________________________
(!)___________________________________
. ____________________________________

6- Sublinhe os encontros consonantais e circule os encontros vocálicos nas frases.
a) O time era cheio de craques.
b) O menino maluquinho dizia sempre: - Deixa comigo!
c) E caía de lado e caía de frente.

7- Separe as sílabas e classifique cada palavra quanto ao número de sílabas:
a) futebol-__________________
b) campeão-__________________
c) Maluquinho-___________________
d) dançava-______________________
e) gol-_________________________


8- Resolva:
a) Em um jogo de futebol, um time fez 4 gols. Se ele tivesse feito o dobro, quantos gols seriam?
Cálculo:

Resposta: ___________________________________

b) Para torcer pela Copa do Mundo de 2014, a professora do 3º ano deu para seus alunos 16 bandeirinhas do Brasil. E deu o triplo de figurinhas. Quantas figurinhas a professora deu aos alunos?
Cálculo:

Resposta: ____________________________________

c) Um treinador de futebol do time de Camarões deu uma dúzia de bolas para os jogadores treinarem para a Copa do Mundo. O treinador do Brasil deu uma dezena e meia. Quantas bolas eles deram para os jogadores?
Cálculo:

Resposta:______________________________________

9- Escreva os números por extenso:
a) 200 torcedores - _____________________________________
b) 257 bandeirinhas do Brasil- ____________________________
c) 269 cornetas- _______________________________________
d) 274 torcedores- _____________________________________
e) 282 bolas de futebol- _________________________________
f) 296 estádios de futebol- _______________________________
g) 300 camisetas do Brasil- ______________________________

10- Complete:
a)Uma dezena de chuteiras=_____unidades.               

* meia dezena de chuteiras=_____unidades

b) Uma dúzia de figurinhas da Copa =_____unidades.                  
* meia dúzia de figurinhas da Copa=_____unidades.
Profª Ana Cláudia Pilusk- 3º Ano

terça-feira, 10 de junho de 2014

TRABALHANDO O HINO DO BRASIL: INTERPRETAÇÃO- 5º ANO...


HINO NACIONAL BRASILEIRO
I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos
Brilhou no céu da Pátria nesse instante
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte
Em teu seio, ó Liberdade
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce
Se em teu formoso céu, risonho e límpido
A imagem do Cruzeiro resplandece
Gigante pela própria natureza
És belo, és forte, impávido colosso
E o teu futuro espelha essa grandeza
Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!

II
Deitado eternamente em berço esplêndido
Ao som do mar e à luz do céu profundo
Fulguras, ó Brasil, florão da América
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores
"Nossos bosques têm mais vida"
"Nossa vida" no teu seio "mais amores"
Ó Pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado
E diga o verde-louro desta flâmula
- Paz no futuro e glória no passado
Mas, se ergues da justiça a clava forte
Verás que um filho teu não foge à luta
Nem teme, quem te adora, a própria morte
Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!

2) Retire do hino seis adjetivos:
___________________________

a) O significado que eles apresentam são positivos ou negativos?
b) Por que o autor escolheu adjetivos com este significado?

3) Pense e responda:

a) O que valoriza um simples riacho (Ipiranga) a ponto de ser citado no hino oficial do país?

b) Por que Cruzeiro está escrito com letra maiúscula? 



c) Segundo o autor da letra, o país passou a ter liberdade com independência.
***A que tipo de liberdade ele se refere?
***Pelas ideias expressas no hino, essa liberdade foi conquistada com luta ou obtida com facilidade?
***Retire do texto versos que comprovam sua resposta:

d) A expressão "Deitado eternamente em berço esplêndido", o autor quer passar a ideia de o país estar acomodado, parado ou ter condições privilegiadas para o desenvolvimento? Justifique:

e) O hino diz que o brasileiro dá a vida pelo seu país.
***Quais versos que provam essa afirmação?
***É uma afirmação verdadeira ou não? Explique:

f) Você acha que o Brasil é um país livre? Por quê?

g) O que é para você ter cidadania? Comente:

Fonte: http://www.professorsabbag.com.br/
http://turmadaprofejanete.blogspot.com.br/   Adaptação: Profª Janete Motta

TEXTO E INTERPRETAÇÃO: COPA DO MUNDO

CURIOSIDADES SOBRE A COPA DO MUNDO
1)    Leitura:

GOL DESCALÇO

            Você consegue imaginar que, em uma partida de futebol de um campeonato tão importante como a Copa do Mundo, um jogador fez um gol descalço? Não? Pois acredite: isso aconteceu de verdade!
            Foi na Copa do Mundo de 1938, o Brasil jogava contra a Polônia debaixo de forte temporal, quando de repente o jogador brasileiro, Leônidas Silva, perdeu uma de suas chuteiras e, com o pé descalço, fez um golaço!
            Atualmente, esse gol certamente seria anulado, mas na época foi aceito.
Autor desconhecido.
1)    Responda:

a)    Qual é o título do texto?

b)    Quem é o autor do texto?
c)    Esse texto tem quantos parágrafos? (___) 5       (___) 2          (___) 4         (___) 3
d)    Qual é o tema desse texto?
e)    Quando aconteceu esta Copa do Mundo?
f)     Quem foi o responsável pelo gol?  (___) Pelé             (___) Leônidas Silva           (___) Neymar

g)    Como aconteceu o gol que o texto descreve?
__________________________________________
__________________________________________

h)   Retire do texto:
*Dois substantivos comuns:______________________________
*Duas palavras com encontro consonantal:_________________________
*Três palavras com encontro vocálico:_____________________________
*Dois substantivos próprios:_____________________________________

i) Separe as sílabas e circule a tônica:
*futebol-___________________
*campeonato-____________________
*Polônia-________________________
*Leônidas-_______________________

j) Resolva:
Quantos anos atrás aconteceu este “gol descalço”?                                  
Cálculo:



R:_______________________________________

ATIVIDADES: COPA DO MUNDO

1)Na Copa do Mundo, antes dos jogos acontecerem, é feito uma homenagem ao país que vai entrar em campo, cantando o seu hino. Isto é um exemplo de cidadania: Respeitar o país. Abaixo, você vai ler trechos de hinos que você já conhece. Identifique-os ligando cada jogador ao hino correto:


                                                                                                       HINO DE SANTA MARIA
Letra: Joaquim Osório Duque Estrada
Música: Francisco Manuel da Silva

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas

De um povo heróico o brado retumbante,

E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,

Brilhou no céu da Pátria nesse instante.



Letra: Aristilda A. Rechia                                                                    HINO DO BRASIL
Música: Antônio Setembrino
 
Imponente, graciosa e altaneira

Como a aurora a surgir triunfal,

Entre os montes, se abre, em sorriso,

Terra amiga-do Bem manancial
Liberdade, honra, força e justiça,

Raça e amor-sol-mistura imortal.

2)      Coloque V ou F e torne-se um ”HEXACAMPEÃO DA SABEDORIA”:

a) (   ) Para verificar se um cálculo está correto realizamos a Prova Real.
b) (   ) Para descobrir a metade de um número dividimos ele por três.
c) (   ) A Copa do Mundo de 2014 será realizada no México.
d) (   ) Podemos descobrir o quíntuplo de um número multiplicando ele por 5.
e) (   ) Todo parágrafo inicia com letra minúscula.
f)  (   ) O nosso município se chama Santa Maria.
g) (   ) As plantas precisam de água, luz do Sol, terra fofa e cuidados especiais.
h)  (   ) Pelé é considerado o Rei do Futebol.
***Justifique as frases falsas:




3) Faça gols, lendo e realizando as atividades de maneira correta:
Relacione as colunas corretamente:

(a)     3 X 9 =                    (    ) 25             
(b)    5 X 5 =             .      (    ) 27
(c)     6 X 3 =                    (    ) 428
(d)    Triplo de 15             (    ) 18
(e)     Quádruplo de 107    (    ) 45


(f)       O dobro de 346       (   ) 692

4)Se você fosse um dos jogadores da Seleção Brasileira e tivesse que dar uma entrevista, que informações você daria...
***Complete a entrevista:                                                    
a)      Capital do Brasil:____________________
b)      Presidenta do Brasil:_________________________
c)      Estado que você vive:_____________________
  • Capital do nosso estado:______________________
d)     Região que pertence nosso estado:____________
e)      Município em que vivemos:___________________
f) Prefeito:_________________________
5) Sabemos que cidadania é todo o cidadão que respeita seu país, conhece seus direitos e deveres.
Escreva dois direitos e dois deveres seus na Escola:

Direitos
Deveres







segunda-feira, 2 de junho de 2014

VICENTE PALLOTTI: UM SANTO INTERDISCIPLINAR...

VICENTE PALLOTTI – UM ASSUNTO PARA TODAS AS DISCIPLINAS


        Vicente Pallotti viu na educação um meio de auxiliar as pessoas a alcançar seus potenciais. Fundou escolas para agricultores, instituiu aulas para operários e cursos para carpinteiros, cordoeiros ou alfaiates. Fundou escolas noturnas e abrigos para jovens; organizou atividades de ajuda e de socorro para os lavradores das vizinhanças de Roma, que viviam na mais absoluta miséria. Era conhecido por todos os mendigos, pelos doentes e pelas vítimas das pestes. Excelente professor e confessor São Vicente Pallotti foi o fundador da Sociedade do Apostolado Católico (S.A.C.) que inclui Padres, Irmãos e Irmãs (conhecidos como Palotinos (as)) que dão continuidade em sua missão.

        Sendo assim, nada melhor para homenageá-lo do que inserir sua vida aos estudos escolares cotidianos.

HISTÓRIA:
      Pallotti viveu (1795 – 1850) numa época agitadíssima e tumultuada, num período marcado por duas trágicas revoluções: a Francesa (1789) e a Romana (1848). Época em que foram impostos fundamentos do mundo moderno e de uma nova ordem sócio-política.
O nome dado a Pallotti - Vicente Luiz Francisco – teve como inspiração o nome de três grandes santos: Vicente (São Vicente Ferrer, que se destaca por ser um homem penitente), Luiz (São Luiz de Gonzaga, sua grande pureza virginal), e Francisco (São Francisco de Assis, por sua pobreza).

EDUCAÇÃO FÍSICA
      Muito ativo, não media esforços na caminhada pelo amor, justiça e combate aos problemas humanos. Exercia várias atividades e funções, foi orientador espiritual, confessor (inclusive do papa), pregador de retiros, professor, capelão de hospitais, presídios e quartéis, orientador de orfanatos, colaborador de missões, auxiliou e organizou várias obras e casas de caridade, enfim, teve um ardor apostólico incansável.
Seu grande companheiro de trabalho e inspirador foi Jesus Cristo, a quem ele todos os dias sabia entregar o seu trabalho.

PORTUGUÊS
      Desde a infância, foi grande devoto de Maria. Ainda estudante prometeu, se escrevesse um livro iria dedicar a Maria Santíssima para torná-la conhecida e amada por todos.
Em 1833, publicou Meses de Maio.
Em 1826, escrevia: “Maria Santíssima é a Mestra da vida espiritual. Sou indigníssimo de tê-la como tal, mas Deus me deu: graças a Deus”.

ENSINO RELIGIOSO
    Dez Dicas de Santidade de Vicente Pallotti.
1.Dedicar um tempo de oração pessoal todos os dias
2.Escolher uma intenção para cada dia
3.Rezar o Rosário ou o Terço todos os dias
4.Ler a bíblia todos os dias .
5.Conhecer os mandamentos e as promessas que Deus fez ao seu povo
6.A confissão mensal
7.Fazer mortificações – renunciar.
8.A caridade para com o nosso próximo
9.Fazer pequenos atos de humildade
10. Exame de consciência diário

FILOSOFIA
      Formado em FILOSOFIA, dedicou “amor à sabedoria” e ao conhecimento, sendo a favor da verdade plena. Entregou-se totalmente, na humildade, ao trabalho pastoral, recusando toda e qualquer promoção exatamente para manter-se sempre disponível a todos os fiéis. Às honrarias, preferiu a presença no meio do povo, principalmente dos mais necessitados. Tornou-se conhecido pelo seu empenho apostólico, pela prática da oração contínua. Sua vida de oração foi marcada por uma admirável intimidade mística com Cristo e com Maria. A sua dedicação pastoral não tinha limites.


INFORMÁTICA E INGLÊS
      O século XXI é fruto de um período de grandes revoluções e descobertas que marcaram as décadas anteriores e se refletem ano após ano do novo milênio. Tem como maior tendência a rapidez das informações. A globalização gera uma incrível teia de dados e acontecimentos. E não há como ficar alheio a estas evoluções. A cada dia, mais e mais pessoas e instituições veem, nesta, uma indispensável ferramenta de difusão de ideias.
Tendo a total consciência disto, é que a Comissão para o Apostolado da Juventude Palotina, criou o projeto "PALLOTTINE YOUTH WORLDWIDE" “JUVENTUDE PALOTINA MUNDIAL” com o objetivo de desenvolver uma formação humana, cristã e Palotina para jovens do mundo inteiro. Para a melhor comunicação entre a Juventude Palotina mundial foram criados o facebook http://www.facebook.com/Pallottineyouth e o site http://www.pallottineyouth.net/.
 É mais uma forma de desenvolver a interação entre esta grande família.

“Go and make disciples of all nations "
“Ide e fazei discípulos entre todas as nações”
ARTES:
      O corpo de Vicente Pallotti está sepultado na Igreja San Salvatore in Onda - Roma /Itália.
A Igreja foi construída no final do século XI e início do século XII.  O teto tem o formato de caixa em madeira com diversas cores (século XIX). É iluminada por dez janelas com cristais multicoloridos e uma janela semicircular sobre a fachada com vista para o coro, equipada com um órgão. No fundo da Igreja estão dois confessionários feitos a pedido de São Vicente Pallotti.
No fundo da nave central está o altar maior, embaixo do qual está à preciosa urna do escultor Arnaldo Brandizzi que conserva o corpo incorrupto de São Vicente Pallotti, com as vestes sacerdotais, com o rosto e as mãos de prata.

BIOLOGIA
      Certo dia, voltando de uma longa jornada de atendimento de confissões, encontrou um mendigo na rua passando frio; retirou o seu manto e o deu ao mendigo. Como consequência, acabou contraindo um forte resfriado, que resultou em um ataque pulmonar.
“O órgão que mais sofre com o frio é o pulmão – o mais importante componente do aparelho respiratório. A baixa temperatura provoca queda da resistência, maior sensibilidade dos brônquios e facilidade de contaminação pela aglomeração das pessoas. O resultado é uma infinidade de infecções que comprometem o trato respiratório superior (até a orofaringe e traqueia) e inferior (brônquios e pulmões)”.

MATEMÁTICA
Nascimento: 21/04/ 1795
Falecimento: 22/01/ 1850.
Viveu 55 anos.
Era o 3º dos 10 filhos do casal.
Aos 6 anos inicia os seus estudos escolares.
Com 15 anos, iniciou os seus estudos seminarísticos.
Com 16 anos, recebeu o corte de cabelo que indicava o 1º grau de Ordem no clero.
Com 21 anos, se torna ministro sagrado com diversas funções na igreja.
Recebeu a ordenação sacerdotal, no dia 16 de maio de 1818.
Dia 22 de janeiro de 1950, 100 anos após a sua morte realizou-se a cerimônia de beatificação.
Dia 20 de janeiro de 1963, na basílica de São Pedro, realizou-se sua canonização, feita pelo papa João XXIII.
Entre 1814 e 1818, fez seus estudos de filosofia e de teologia em Roma.
No mundo inteiro há 2 400 padres palotinos, que vivem e trabalham em 360 comunidades, em 44 Países.

GEOGRAFIA
      O carisma de São Vicente Pallotti é vivido no Mundo. Existem congregações no mundo inteiro.
 Na Índia o trabalho de São Vicente Pallotti está presente hoje através dos padres, que lutam contra a lepra. Em 1962, na Índia, um sacerdote palotino fundou um hospital para leprosos. Nos dias de hoje estão lá 650 pessoas, deste número 500 são crianças. No Centro de Reabilitação os pacientes quando melhoram ajudam os outros doentes.
Na Ásia, destaque para a Coreia do Sul, que recebe assistência social, e práticas para o fortalecimento da fé. A Índia possui 36 colégios e alguns possuem entre 5 a 6 mil alunos.
Na África os padres palotinos estão há 100 anos, em vários países, auxiliando na educação. A
As Irmãs Palotinas estão Itália, Estados Unidos, Brasil, Argentina, Índia, Uruguai e Moçambique (África).
No Brasil, o berço dos palotinos é Vale Vêneto, porém espalharam-se pelo país: Santa Maria (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) Porto Alegre (RS) e no Maranhão(MA) .

8º ANO
ADAPTAÇÃO PROFESSORAS: GRAZIELA E LETÍCIA

Fontes de Pesquisa: