segunda-feira, 13 de abril de 2015

TÉCNICO CARTER- TREINO PARA VIDA: INTERPRETAÇÃO DO FILME/ ANOS FINAIS...

      Richmond, Califórnia, 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. 

     Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. 
      A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.


1-     Por que o técnico queria que os alunos estudassem e tirassem boas notas além de jogar basquete?

2-     Em sua opinião porque os jovens do filme tinham resultados ruins antes do técnico Carter começar a treiná-los?

3-     Existe alguma semelhança entre os jovens do filme e os alunos da Escola Vicente Pallotti? Comente:

4-     Você acha que seria possível acontecer algo semelhante na comunidade onde você mora? Sim ou Não? Por quê?

5-     Quais atitudes devemos ter quando as coisas não estiverem de acordo com os nossos planos ou vontade o que devemos fazer para que as coisas se acertem?

6-     Escreva um pequeno texto dissertando sobre como VOCÊ pode fazer a diferença Positivamente na sala de aula, na comunidade e consequentemente na vida.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA: ANOS INICIAIS

Celebração 

1) Introdução: Estamos reunidos para celebrarmos com alegria a Páscoa. Celebrar significa se alegrar e agradecer pelo encontro da fé com a vida. Páscoa é celebração da Vida. É tempo de amor, de família e de paz. É tempo de agradecermos por tudo o que temos e por tudo que teremos.
            Hoje, somos chamados a “nascer de novo”, isto é, nascer para uma vida melhor. Como? Alguns alunos mostrarão isto, através de...
2) Encenação: 
A Loja de Deus
            *Loja decorada com todos os símbolos da Páscoa.
            Entrei Numa loja eu vi um senhor no balcão. Maravilhado com a beleza da loja, perguntei: 



            - Senhor, o que vendes aqui? 
            - Todos os dons de Deus. 
            - E custa muito? Voltei a perguntar. 
            - Não custa nada; aqui tudo é de graça! 
            Contemplei a loja e vi que havia nada.
            - Mas não tem nada aqui!
            - Calma, todos os dias as mercadorias chegam!



            E logo começaram a chegar às mercadorias- alunos de cada turma entram carregando e aos poucos montando um pequeno altar- ao lado de cada símbolo da Páscoa vão colocando: Jarros de amor e respeito(ao lado da vela), vidros de fé(ao lado da cruz), pacotes de esperança e união(ao lado do girassol), caixinhas de salvação(ao lado da Bíblia), muita saúde(ao lado do trigo), fardos de perdão, pacotes de paz e muitos dons de Deus... 
             Tomei coragem e pedi: 
            - Por favor, quero o maior jarro de amor de Deus, todos os fardos de perdão, um vidro grande de fé, muita saúde, esperança, bastante felicidade e salvação eterna para mim e toda minha família. 
             Então o senhor preparou tudo e entregou-me um pequenino embrulho que cabia na palma da minha mão. Sem acreditar, disse: 
            - Mas como é possível estar tudo que pedi aqui? 
            Sorrindo o senhor respondeu: 
            - Meu querido irmão, na loja de Deus não vendemos mercadorias, nem frutos, só sementes. Plante-as. Plante essas sementes, cultive no coração e distribua-as gratuitamente aos outros.
Autor Desconhecido Adaptação: Profª Janete Motta

3)  Música: Brilhou no Céu da Igreja (todos)
Entrada de Jesus Ressuscitado- Partilha dos Pães.

5- Entrega das lembrancinhas: potinho decorado, com sementes de girassol plantadas. Cesta: Páscoa Solidária- doação dos alunos da Faculdade Palotina

            6- Comentário Final: Somos convidados todos os dias a "plantar" boas sementes e gerar boas ações cultivando assim uma vida em transformação e mudanças, de acordo com os ensinamentos de Jesus.
            É essa vida que deve renascer ou ganhar um sentido de ser dentro de cada um de nós. A essa vida nova, chamamos de Páscoa.
            O girassol, flor que se posiciona voltado para o céu, símbolo da Páscoa que nos ajuda na reflexão da Páscoa. Deste modo, todos são convidados a refletirem sobre essa postura de "voltar-se para as coisas do alto" buscando um contato vivo com Deus. E também a cuidarem da plantação de sementes de girassol que lhes foi entregue como gesto concreto da Páscoa.
            Acreditando que plantar uma "semente" significa, sobretudo assumir um compromisso com a própria vida (aos alunos é proposto este gesto de responsabilidade com o próximo).
            Cuidar o próximo é servir a Deus!

6- Hino da Campanha da Fraternidade 2015 (todos)

CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA: PROFESSORES E COLABORADORES

1º MOMENTO:
             Recepção dos professores e colaboradores no salão. Som ambiental e músicas de Pallotti. Cadeiras preparadas em círculo ao centro do salão.
            Na entrada entrega de uma citação bíblica pequena. 



Abertura- Diretora Noelci Kurtz
Dinâmica-Tempo para formar os  três grupos para a apresentação de teatro, através das citações bíblicas (15 minutos).

2º MOMENTO:
            Convidar os colaboradores para passar para outro ambiente, onde estará preparado também em círculo. Passar o vídeo da cruz.

3º MOMENTO:
            Reflexão da apresentação dos grupos de teatro e vídeo, formada através das citações bíblicas, relacionando com os dias atuais..




4º MOMENTO:
            Após a apresentação de todos os grupos aplicar a Técnica da Maleta.

TÉCNICA: A MALETA

Objetivo: Conscientização sobre a estrutura da vida (como da escola também) que não deve reforçar a defesa dos interesses particulares, mas sim o estimulo do compromisso solidário de servir ao próximo com pequenos gestos que fazem a diferença.
Material: uma maleta chaveada, chave da maleta, dois lápis sem ponta, duas folhas de papel em branco, dois apontadores iguais.

Desenvolvimento: forma-se duas equipes.

     A uma equipe entrega-se a maleta chaveada, dois lápis sem ponta e duas folhas de papel em branco, dentro da maleta. A outra equipe entrega-se a chave da maleta e dois apontadores iguais.
    O coordenador pede que as duas equipes negociem entre si o material necessário para cumprimento das tarefas.
1ª tarefa: Abrir a maleta. (deixar a tratativa acontecer)
2ª tarefa: ambas deverão escrever no papel: Páscoa é... (deixar esta tratativa acontecer)
    * Comentário participado do objetivo da técnica.
    A frase deve ser colada junto ao painel (girassol).


5º MOMENTO:
            Vídeo: Se eu falasse a língua dos homens para encerramento dos Momentos e o desejo de Feliz Páscoa.
            Abraços de Paz e Oração de mãos dadas ao som da música Se eu falasse a língua dos homens.

6º MOMENTO:
            Confraternização no salão com entrega do Mimo de Páscoa.

Mimos de Páscoa: Professores e Colaboradores
Mãos que "Humanizam e Sensibilizam" merecem estar bem cuidadas.
Carapinhas e bombons para adoçar a Missão do Ato de Educar.
Feliz Páscoa à esta equipe que faz a diferença no dia- a dia da Escola!

CITAÇÕES BÍBLICAS:

I Coríntios 13:4-7
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

I Coríntios 13:2
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

 

I Coríntios 13:1
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.